Investimento Direto e Indireto

Mão segurando holograma de dados gráficos

Você está pensando em aprender mais sobre finanças, mas não sabe o que é investimento direto e indireto? Neste artigo, vamos esclarecer o que é investimento direto e indireto logo a seguir

As principais informações é que a categorização disso é a forma como o investidor controla o ativo adquire.

O que é Ativo?

Ativos financeiros são bens ou direitos que tenham valor e negociáveis, portanto não são coisas físicas são representados por documentos. Nesse sentido, se dividi os investimentos em dois grandes grupos: investimento direto e investimento indireto.

Investimento Direto 

No investimento direto, o investidor adquire o ativo diretamente, ou seja, ele se torna o proprietário do mesmo sem intermediário. Um exemplo de investimento direto é a compra de ações em corretora de uma empresa que, ao comprar ações, o investidor se torna um acionista da empresa, o que lhe dá direito a uma parcela dos lucros e a tomar decisões sobre o futuro da empresa.

Outros exemplos de investimento direto são a compra de imóveis para morar ou alugar, a abertura de um negócio próprio, compra de bens de consumo e a compra de ações de uma empresa diretamente na bolsa de valores.

Investimento Indireto 

No investimento indireto, o investidor não adquire o ativo diretamente, mas sim por meio de um intermediário. 

Um exemplo de investimento indireto é a compra de um fundo de investimento, ao comprar um fundo de investimento, o investidor não se torna o proprietário de nenhum ativo específico, mas sim de um fundo ou instituição que investe nesses ativos e em troca, recebe uma participação nos ganhos do fundo.

Mas o que são fundos de investimento?

É a soma de dinheiro de todos os investidores incluindo o meu que junto o dinheiro dessas diversas pessoas serão aplicados todos juntos dentro de uma variedade de ativos, como ações, títulos e outros, e irão ser administrados por um gestor de recursos com o propósito de proteger o interesse desses investidores.

Os ganhos que obterá com as aplicações serão divididos entre os participantes, na proporção do valor que cada individuo depositou.

índices e nota de dólar

Diferenças entre Investimento Direto e Indireto 

A principal diferença entre investimento direto e indireto é o grau de controle que o investidor tem sobre o ativo. Quando eu invisto diretamente tenho total controle sobre o ativo, pois eu tenho a propriedade do ativo, e quando eu invisto indiretamente tenho um grau de controle menor, pois eu não administro o ativo.

Outra diferença entre investimento direto e indireto é o grau de risco. Em geral, o investimento direto se consideram mais arriscado do que o investimento indireto, isso acontece porque quando eu compro o ativo diretamente assumo o risco total do investimento. Mas por outro lado no investimento indireto, o risco compartilha com outros investidores, o que resulta na redução do impacto de eventuais perdas. 

Vantagens e desvantagens do Investimento Direto e Indireto

Investimento Direto

  • Vantagens: Maior controle sobre o ativo; Maior potencial de retorno; Possibilidade de diversificação da carteira. 
  • Desvantagens: Maior risco; Maior necessidade de conhecimento e experiência. 

Investimento Indireto

  • Vantagens: Menor risco; Menor necessidade de conhecimento e experiência; Maior facilidade de diversificação da carteira.
  • Desvantagens: Menor controle sobre o ativo; Menor potencial de retorno. 

Certamente a escolha do tipo de investimento mais adequado depende de uma série de fatores, como o perfil do investidor, o objetivo do investimento e o horizonte de tempo. Para investidores com perfil conservador, que buscam baixo risco, o investimento indireto pode ser uma opção mais adequada. 

Já investidores com perfil arrojado, que buscam maior potencial de retorno, podem optar pelo investimento direto.

Contudo quando escolher o tipo de investimento que mais se adequa para o seu perfil e objetivos veja os artigos desse site. 

Rolar para cima